quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os meios de ilustração

            A ilustração é uma linguagem imagética, e geralmente, tem sido associado à atividade de um desenhista ou, de um  artistas plástico, porém, ilustrar não é uma atividade exclusiva do desenho, a fotografia, também serve como ilustração. Em outras palavras, um fotógrafo também pode considerar-se um ilustrador na medida em que suas fotografias exerçam a função de ilustrar ou comunicar temas, assuntos, ideias e mensagens, em projetos editoriais, publicitário, etc. Uma ilustração pode ser produzida por meios:

a)    Tradicionais; quando produzido com uso de desenho, pintura, colagem e outros modos artesanais.

b)    Mecânicos; quando utilizados mecanismo de gravura, xilogravura, máquina fotográfica, etc.

c)    Digital; quando utilizado o uso de softwares e tecnologia digital.
 
Mas, qual é o melhor meio para entrar no mercado de ilustração, o tradicional ou o digital?  A resposta é, sem duvida, os dois. Num mercado cada vez mais competitivo um artista deve buscar ser completo. Há alguns mercados como o editorial que tem profissionais da ilustração que utilizam mais, o meio tradicional, mas, no momento de enviar o trabalho para o cliente, terão que digitalizar o desenho ou mesmo, fazer algumas correções no software de tratamento de imagem. Por outro lado, há áreas que privilegiam o digital, mas, somente o processo digital tem limitado o aspecto criativo do ilustrador, assim, o meio e os processos tradicionais podem contribuir com o digital. Dentro de grandes agências de publicidade ou escritórios criativos de design, o ilustrador pode vir a utilizar dois ou três métodos num trabalho, desse modo, não devemos desprezar o potencial de cada método disponível.

            Como podemos ver, há três meios ou métodos de ilustração, ambos têm seu potencial especifico, cabe o ilustrador ter sensibilidade e percepção estratégica para definir qual, quando e onde utilizar cada método. Apesar dos vários meios,


por: Marcio Ferreira de Araujo Miyazato. Professor da formação de Ilustrador na Findação Bradesco - Osasco.

Um comentário:

Wilson Hiroshi Matsumoto disse...

OWA!
Nem percebi que tu tava rabiscando lá! Estava tão concentrado no que o Montalvo estava falando que eu parecia um Zumbi.
Ficou muito bom a ilustra.
Abs